Quiche Vegana

Essa massa é maravilhosa, pode ser base para muita tortas salgadas. Use a sua criatividade, mude o recheio, faça como preferir!

Ingredientes da massa:

  • 2 xícaras de farinha de trigo ou qualquer farinha sem glúten
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/3 xícara de azeite de oliva
  • 1/2 xícara de água gelada

Ingredientes do recheio:

  • 200g de espinafre fresco
  • 4 punhados de castanha de caju crua
  • 400ml de água
  • 1 colher de sopa de Alho e Cebola – Ervas Finas Garlic Foods
  • 1 colher de sopa de levedura nutricional (para dar o sabor de queijo, opcional)
  • 200g de tofu firme despedaçado (estilo tofu mexido)
  • 3 pitadas de cúrcuma
  • 4 pitadas de sal
  • 1 punhado de manjericão fresco
  • 2 tomates italianos
  • 1/2 limão suco

Modo de Preparo da massa:

Em um bowl adicione a farinha e o sal e misture com um garfo. Adicione o azeite de oliva e mexa até formar umas bolinhas soltas de farinha;
Adicione a água gelada aos poucos e vá mexendo com um garfo até a massa começar se unir. Com as mãos vá amassando a massa até formar uma bola única e homogênea;
Se a massa atingir o ponto antes de terminar a água gelada, não precisa adicionar mais água. Por isso é importante ir adicionando a água aos poucos e ir trabalhando a massa;
Enrole a bola de massa em plástico filme e resfrie na geladeira por no mínimo duas horas. Não ignore esse passo.

Modo de Preparo do recheio:

Adicione as castanhas a água e 2 pitadas de sal em uma tigela. Bata ate que fique homogêneo.

Em uma panela funda adicione o espinafre e o tempero Alho e Cebola Ervas Finas Garlic Foods. Despeje o “molho” de castanha. Adicione a levedura nutricional e vá mexendo em fogo baixo para que o molho branco engrosse.

Em uma outra panela adicione o tofu esmiuçado o suco de limão, uma pitada de sal e a cúrcuma. Adicione um uma pouquinho de água (2 colheres de sopa) e cozinhe por apenas 1 minuto, somente até o tofu pegar a cor da cúrcuma. Ele ficará amarelo parecendo ovo mexido.

Adicione o tofu na panela com o espinafre e o molho branco. Misture tudo e adicione o manjericão fresco. Prove e adicione mais uma pitada de sal se necessário. Reserve o molho.

Abrindo a massa

Depois das duas horas de resfriamento, retire a massa da geladeira e coloque sobre papel manteiga. Com um rolo de massa abra a massa delicadamente. Se ela estiver grudando, pegue um pouquinho de farinha e polvilhe na massa e no rolo.

Abra até formar um grande círculo de massa suficiente para cobrir a forma de quiche (18cm de diâmetro). Faça movimentos com o rolo de dentro para fora, para que o acúmulo de massa do centro do círculo vá para a extremidades.

Quando estiver devidamente aberta, pegue o papel manteiga com a massa em cima, e vire em cima da forma de quiche. Agora, ajuste a massa na forma. A massa terá excesso, retire o excesso de massa da borda da forma e resfrie em plástico filme (o excesso será usado para cobrir a quiche).

Asse a base da quiche em forno pré aquecido a 200°C por 20 minutos checando no minuto 15 para ver se precisar ficar mais ou se já está pronta. Retire do forno quando a massa estiver levemente dourada! Não deixe dourar demais pois a quiche voltará para o forno para assar com o recheio. Retire do forno e reserve.

Recheando

Preencha a parte de dentro da quiche com o recheio previamente preparado. Corte 2 tomates italianos em tiras e intercale o recheio de espinafre com as tiras de tomate.

Abra o restante da massa e faça as tirinhas de cima (opcional). Você pode assar sua quiche sem cobrir, adicionar queijo vegano para gratinar; você pode fazer mais massa para cobrir toda a quiche, ou você pode decorar com tirinhas de massa como eu fiz.

Depois de coberta (ou não) asse a quiche por 180°C de 25 – 30 minutos. Retire do forno quando a parte de cima estiver dourada e com aparência gratinada.

Prontinho, agora é só aproveitar essa maravilha vegana!

Obs: essa massa é maravilhosa, pode ser base tanto para tortas salgadas quanto para tortas doces de frutas etc. Use a sua criatividade, mude o recheio, faça como preferir!

Bom apetite ; )